Organização de documentos

Organização de documentos

13 de Dezembro, 2021

ORGANIZAÇÃO DE DOCUMENTOS

A organização de arquivos físicos é um cuidado que deve existir em qualquer empresa, independentemente da sua dimensão, ela ajuda a evitar a acumulação dos “papéis”, facilitando o acesso às informações e a perda dos mesmos.

Na medida que as empresas vão crescendo, existe o aumento do fluxo dos documentos tanto em suporte físico como suporte digital, logo é necessário um maior controlo e organização, para garantir que toda a informação é contemplada.

Apesar de toda a tecnologia que envolve os documentos digitais, é uma mais valia existir sempre um suporte físico, de nada adianta armazenar documentos de forma desorganizada, é necessário ter uma rotina de organização e um método de como deve funcionar uma pasta de arquivo.

Por exemplo, na contabilidade organizamos uma pasta de arquivo por mês com os seguintes separadores:

  • Caixa (entradas):
  • Caixa (saídas):
  • Banco (operações com bancos)
  • Fornecedores (documentos a crédito de compras, FSE E NC)
  • Clientes (documentos de venda E NC)

O procedimento acima descrito é apenas um exemplo. Não existe uma regra específica de organização dos documentos, basta apenas que seja simples mas metódica.

 

Soraia Vidal

Assistente administrativa

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