O plano de negócios é uma ferramenta essencial para qualquer empresa, seja ela uma startup, ou já estabelecida no mercado.
Qualquer empresário deve ter consciência da importância que um plano de negócios assume no sucesso da sua empresa ou projeto futuro.
Devido à forte concorrência existente e à forma como os negócios são presentemente conduzidos, a existência de um plano de negócios é uma mais-valia.
O que é, afinal, um plano de negócios? Não é nada mais que um relato detalhado daquilo que compõe o negócio, como a ideia principal, o público-alvo, as necessidades a que pretendem dar resposta. No fundo, um plano de negócios é um bom orientador para alcançar as metas e objetivos a que se propõe a empresa. Com a sua elaboração, estará a realizar uma sistematização e a apresentação de um projeto a nível estratégico.
Um plano de negócios não é só útil para uma startup que precisa de financiamento. Na verdade, é uma ferramenta importante em todos os momentos da gestão de um negócio. Por isso, este deve ser um documento dinâmico, em constante revisão e atualização, de acordo com o crescimento e as necessidades da empresa.
Para que esta seja uma ferramenta de consulta fiável, é necessário a realização de uma grande pesquisa de dados referentes ao projeto antes de começar a elaborar o plano. É igualmente importante, caso tenha necessidade, que solicite apoio externo em áreas complementares ao plano de negócios, como por exemplo o estudo de viabilidade económica e financeira do projeto.
Joana Joaquim
Economista